sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

QUADRINHAS DE FIGURAS DE LINGUAGEM 2


QUADRINHAS COM FIGURAS DE LINGUAGEM
TURMA DO 1° ANO B -ESCOLA BANDEIRANTES-NOVA CALIFÓRNIA-RO


INICIANDO

A figura de linguagem
É uma forma de expressão
Anima todo mundo
E chama atenção
Com sua grande variedade
Podemos explicar
Para brincar com as palavras
É só começar

Wanderson Gama Batista



 VOCÊ CHEGOU

(Hipérbole e Antítese)

Ontem estava triste, e chorei um mar de lágrimas
Até que veio a alegria e roubou um enorme sorriso do meu coração
Mas esse sorriso durou pouco
Porque logo me lembrei de você
E as lágrimas voltaram
Foram tantas que quase inundou o mundo
Mas, a tristeza transformou-se em alegria 
quando vi seu sorriso.
    
Gessiane Santana da Costa

ISABELA, SUA CADELA!
(Metáfora e Hipérbole)
Galera, ouça com atenção
O que agora vou contar
É sobre minha colega
E o nome dela é Isabela

Isabela é uma cadela
Que late pra todo o mundo
Todos ficam falando
E ela latindo pro mundo

Vitória de O. Moscato


LIBERDADE

(Antítese )

Porque estou aqui
Com tanto amor pra dar
Se você está ali
Querendo me encontrar

                                                  Não gosto de mentiras
Pratico sempre a verdade
Sinto que sou amada
Pela minha liberdade.

 Joelma Carvalho

FORMAS DE FALAR

Gostamos de Mozart
Prefiro ler José de Alencar
Esse tipo de fala
É comum para danar
O nome que a elas é dado
É metonímia
E é só observar
É apenas, meu amigos, uma forma de falar!

Aluna : Gisele Agostini

ENCANTAR

(Prosopopeia)

A vida canta
O amor chama
O banco espera
A porta gama
Prosopopéia, esse é o nome
E é uma figura de linguagem
Pensamos que não existe
Mas é apenas bobagem
Essa forma de falar
Vem pra nos ajudar
A criar poemas e músicas
E a todos encantar.

Kelvin Lima



UMA FLOR OLHOU PRA MIM

(Prosopopeia)

Eu via uma flor na rua
Olhando pra mim
Eu sorria pra ela
E ela sorria pra mim

Aluno :Willian

Metáfora

Ouçam agora com atenção
O que aqui vou contar
É sobre minha amiga chamada  Aline
Que comigo veio estudar.

Aline é uma vaca
Que a mim sempre perturba
Mexe nas minhas coisas
E elas todas derruba.

Raimunda



NADA

Eu queria um poema
Falando do meu amor
Sentei ali quietinha
Perto da alvorada
Mas não adiantou ...

Eu queria começar
Com a rima  bem pensada
Mas se não posso dizer, que te amo
Prefiro nem dizer NADA.

Aluna: Rebeca Costa


JEITO ESPECIAL

(Metáfora)

Tenho uma amiga
Que se chama  Rafaela
Ela é uma gatinha
Que mia pra  todo lado
Passa sempre ronronando
Dando conta de seu quadro.
“Ado; A-a-do Cada um no seu quadrado”.

Andreza



 CONTROVÉRSIAS

(Ironia, Paradoxo)

Oh, mentira! Filha da felicidade!
Igual a você não há.
A que mais a inveja é a verdade
E por isso em ti quer morar.

Os políticos são honestos
E a todos querem ajudar
E até seus salários
Querem mesmo aumentar

Isso é tudo uma cilada
Só para demonstrar
A figura é uma ironia
Só pra explicar

Leonardo






MENINA
(Antítese)

Sobre o destino
É isso que vou falar
Estava muito triste
E alegre vou ficar.

A menina de meus sonhos
Não vai mais aqui morar
E meus dias se tornam negros
E nem sei mais o que cantar.

É antítese
o que acabei de formar
Foi proposital
E só pra demonstrar.

Wellerson



INFÂNCIA SONHADA

Escute com atenção
Tristeza vai falar
Da grande decepção
Alegre vai cantar

Feliz cantarei
Nos dias que passei
Nas tardes ensolaradas
No grande milharal
Com a grande passarada
Na infância tão sonhada.

Edilene



SAUDADE

(Hipérbole)

Em todas as manhãs do mundo
Na calçada ela morava
Admirando o quão é belo seu sorriso
Eu lembrava
                                                                                                   
Olhos tamanho do céu
Lábios com gosto de mel
Como eu posso saber disto
Se a saudade é amarga como fel?

Gisele R. Santana


COISAS TOLAS

(Prosopopeia)

O sol se esconde
Seus raios refletem sua vergonha
O céu desaponta
E a lua anda tonta
Com tamanho esplendor.

Em um belo céu azul
Os pássaros fazem ronda
Falando de coisas tolas
E voando por aí à fora.

Gustavo Santana

JOGADORA DE FUTEBOL

(Metáfora)

Andreza é uma galinha
E é toda pintadinha
Quando ela corre parece uma sapinha.

Muito me admira
 ela Jogar futsal
Todos os dias
Em pleno lual.

Rafaela Martins.
DESEJOS

Maior amor o meu
Estranho existe eu
Vejo-te chorar e dou risada
Que paixão complicada!

As portas do meu coração
Abertas esperam tua volta
Porém nas noites   escuras
Choro e muito nas madrugadas.

Meu corpo te chama
Meus olhos te clamam
Meus sonhos reclamam
Em meio as noites que você não vem.

Mireia S.S.



BRINCAR COM PALAVRAS

A prosopopeia dá vida a seres inanimados
A arvore fala:_ O dia hoje está muito lindo!
Como a vida é bela!
A pedra grita: _Como é bonito o azul do céu!

Brincar com as palavras
É fato natural
Elas ganham vida
Fazendo o  mundo mais  legal.

Marcelo

VIAJAR

(Anáfora)

Ai que dor
Ai que pena
Ai, nem sei se vale a pena.
Minhas férias vão chegar
E eu aqui vou ficar

Queria poder ir viajar
Só que vai me custar
Queria poder ir andar de barco
Nas águas  do rio Abunã
Nas águas da cor marrom

Nas águas a velejar
Ao lado do meu amor
Mas não tenho tempo pra nada
E só fico a esperar.

Aline Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário